Sobre

Patricia de Sá Freire

Freire, Patricia de Sá
Freire, P. S.

– Número do Orcid
https://orcid.org/0000-0002-9259-682X

1. Universidade Corporativa em Rede (UCR).
2. Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional (Multigov C&AO).
3. Gestão colaborativa, de pessoas e de conhecimentos.
4. Governança e Gestão Pública, estudos aplicados.
5. Engenharia da Integração, aplicações em Fusões e Aquisições.
6. Metodologia e Conhecimento Científico.

Patrícia é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC), pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em EGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC.
Formada em Educação, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ (1986). Especialista em Marketing pela ESPM/RJ (1987) e em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2006) e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2010).
Atuou como consultora para a gestão de mudanças estratégicas e pessoas por mais de 33 anos.

Patrícia intitula-se como Psicoandragoga Organizacional, sendo a atual líder do Laboratório ENGIN – Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional – e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC).

Além de ser a editora do International Journal of Knowledge and Management (IJKEM) e membro de Comitês Científicos de outras importantes revistas científicas e journals internacionais.
É autora de mais de dez livros e outros 300 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais, periódicos e capítulos de livros, destacando a coautoria de capítulos da obra “Interdisciplinaridade em Ciência Tecnologia & Inovação” que foi contemplada com o segundo lugar no Prêmio Jabuti em 2011 e dois livros internacionais “Knowledge Governance and Learning for Organizational Creativity and Transformation” e “Frameworks for Scientific and Technological Research oriented by Transdisciplinary Co-Production”.

Além de ter artigos premiados em congressos, por dois anos seguidos (2011 e 2012) foi escolhida como um dos cinco executivos de excelência em Gestão do Conhecimento no Brasil, pelo MAKE Award Brasil. Ganhou o primeiro lugar geral do Prêmio de Mérito Acadêmico do Programa de Pós Graduação EGC/UFSC em 2009 e o primeiro prêmio para a área de gestão do conhecimento em 2010.

É pesquisadora coordenadora e coprodutora dos projetos de pesquisa que deram origem à registros de diversos modelos e frameworks para apoio à estruturação de “Organizações que aprendem”.
Os seus focos de pesquisa, ensino e extensão são os Modelo Universidade Corporativa em Rede (UCR), ao Framework Governança Multinível (MultiGov) da Aprendizagem (GovA) e do Conhecimento (GovC), à Técnica de Grupos Colaborativos e de Ambiente de aprendizagem 8C, a Matriz GUTAI de priorização e recomendações colaborativas e, a metodologia Neoaprendizagem.
Para fundamentar estes modelos e frameworks, a equipe tem trabalho nos seguintes temas que consolidam caminhos para o enfrentamento de desafios organizacionais:

Para fundamentar estes modelos e frameworks, a equipe tem trabalho nos seguintes temas que consolidam caminhos para o enfrentamento de desafios organizacionais:
  • Engenharia da Integração de Ativos do Conhecimento; 
  • Práticas, técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento; 
  • Governança de Redes de Aprendizagem; 
  • Cultura e Memória Organizacional; 
  • Liderança educadora e Comunicação Dialógica;
  • Gestão de Mudanças Estratégicas e Pessoas;
  • Aprendizagem experiencial, expansiva e transformacional;
  • Desaprendizagem e capacidade absortiva;
  • Coevolução e Estratégia para gestão de pessoas, desenvolvimento humano e organizacional;
  • Para as universidades, vistas como importantes parceiras da tríplice hélice da inovação, o foco está na inter e transdisciplinaridade por coprodução, na otimização do processo de produções científicas de qualidade e nos programas de extensão para a cocriação e coprodução entre universidade-empresa.