Conheça nossas obras

Mindbuilders Experience: Metodologia para Neoaprendizagem de Projetos Tecnológicos
Os autores Patricia de Sá Freire, Thiago de Sá Freire, Graziela Grando Bresolin e Conrado de Sá apresentam uma análise profunda sobre a urgente necessidade de evolução educacional e corporativa para atender às demandas de tecnologias disruptivas como blockchain e inteligência artificial.
O livro destaca a importância das instituições de ensino superior superarem a burocracia que atrasa a atualização curricular e propõe uma integração entre o ambiente acadêmico e o setor tecnológico para que a educação superior acompanhe e antecipe as necessidades da economia digital.
Ao longo desta obra, os autores fornecem uma visão detalhada de como universidades e organizações podem colaborar para promover a transformação digital, desenvolvendo talentos que prosperem na nova economia de comunidades Web3, incluindo a atenção para o uso da inteligência artificial em seus projetos.

Coprodução transhumana: manual de uso ético de inteligência artificial na escrita acadêmica
Neste manual, Patricia de Sá Freire e Demis Marques exploram como a Inteligência Artificial (IA) pode transformar a escrita científica, mantendo a integridade ética e metodológica. “Coprodução Transhumana” propõe uma colaboração responsável entre a mente humana e a tecnologia, abordando os desafios e oportunidades dessa integração.
O livro oferece um guia abrangente, cobrindo desde a formulação de questões de pesquisa até a análise de dados e redação final. Utilizando exemplos práticos, os autores mostram como a IA pode ser uma aliada poderosa, potencializando a eficiência e a precisão sem comprometer a singularidade humana.
Ideal para todos nós que estamos vivenciando esta era de inovações da IA, sejam estes acadêmicos ou não, esta obra é um recurso essencial para quem deseja explorar o potencial da IA na escrita, oferecendo uma nova perspectiva sobre a coprodução entre humanos e máquinas.

Desempenho Competente: Um Método de Avaliação Contextual, Multinível e Bidirecional
O livro “Desempenho Competente: Um Método de Avaliação Contextual, Multinível e Bidirecional”, escrito por Patrícia de Sá Freire, Ariane Espíndola e Solange Maria da Silva, oferece uma abordagem científica inovadora e abrangente para a compreensão e avaliação do desempenho competente em diferentes níveis organizacionais. Neste livro, as autoras exploram o conceito de desempenho competente, que vai além das habilidades individuais e abarca a complexidade das interações entre os fatores internos e externos ao indivíduo.
São destaques e contribuições deste livro a ressignificação do termo desempenho competente, destacando sua natureza contextual e a interação bidirecional entre fatores individuais e organizacionais. Ainda, a obra além de fundamentar pesquisas futuras sobre o termo, oferece insights valiosos para gestores, acadêmicos e profissionais interessados em melhorar o desempenho organizacional e individual de maneira integrada e contextualizada.
Este livro é uma leitura essencial para aqueles que buscam entender e aplicar conceitos avançados de desempenho competente em suas pesquisas e organizações, promovendo um ambiente de desenvolvimento contínuo e sustentável.

Governança da Integridade Eleitoral: Sete diretrizes para diminuir riscos e potencializar benefícios do uso da Inteligência Artificial
O livro “Governança da Integridade Eleitoral – Sete diretrizes para diminuir riscos e potencializar benefícios do uso da Inteligência Artificial” oferece uma análise aprofundada sobre a interseção entre a tecnologia da Inteligência Artificial (IA) e a integridade dos processos eleitorais. Por meio de uma abordagem rigorosa e científica, as autoras exploram os benefícios potenciais da IA na melhoria da eficiência, segurança e equidade dos processos eleitorais, ao mesmo tempo em que destacam os desafios éticos, técnicos e regulatórios associados à sua implementação.
O livro propõe sete diretrizes para a Governança da Integridade Eleitoral com o uso da IA, visando orientar profissionais, legisladores e acadêmicos na integração responsável e eficaz da tecnologia no contexto eleitoral. Ao abordar questões de segurança cibernética, desinformação e transparência, esta obra representa uma contribuição significativa para o avanço do debate sobre a utilização da IA em processos eleitorais.

60 DINÂMICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA INTEGRADORA
A característica Bani (brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible) do ambiente atual, onde a fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensão imperam, demanda uma abordagem nova para o perfil de liderança e tomada de decisões.
A aplicação de paradigmas ultrapassados não mais atende às necessidades desse cenário em rápida evolução. Os riscos de erros, do processo tradicional de tomada de decisão, têm gerado perdas de valor e de competitividade.
E, é aqui que o papel da liderança adquire novos contornos, ao exigir a entrada em cena de uma perspectiva, realmente, integrativa, capaz de moldar escolhas conscientes e catalisar mudanças transformadoras.

Neolearning: 10 steps to andragogical, experiential and expansive practice
In all discussions about the development of people, we have brought to the fore the importance of the systemic vision of the educational actions offered by Networked Universities. It takes more to being a University than merely addressing itself as such; rather, it means developing as an organizational strategic tool, including internal and external partners who can collaborate with the reduction of the multilevel learning curve.
Consequently, the new demands of the knowledge society require edu- cational activities to make a difference. Moreover, the impacts of digital transformation generate new challenges and opportunities for univer- sities, which need to align their institutional structure and culture with the demands of society’s development.
This context causes the Education System to be more widely implemented in organizations that demonstrate concern for more efficiency, innovation and competitiveness, in order to deliver the expected value in the end.

Governança da Aprendizagem e do Conhecimento Organizacional
Neste volume 1 da Coleção Universidade Corporativa em Rede, da teoria à prática andragógica, tratamos do contexto da aprendizagem e do conhecimento organizacional, apresentando os desafios da sociedade do conhecimento, da globalização e das transformações tecnológicas, que estão impulsionando e servindo como direcionadores para a institucionalização da governança multinível, das redes organizacionais, dos ambientes colaborativos, da governança da aprendizagem e da governança do conhecimento.
É a partir desse contexto, de complexidade, de inovação tecnológica e de perenidade do conhecimento, que o modelo de Universidade Corporativa em Rede emerge, servindo como ferramenta estratégica e inovadora de aprendizagem e conhecimento, utilizando-se de mecanismos de rede, de interação, de conexão, de colaboração, de representatividade e de diversidade, no contexto inter e intraorganizacional. E, mais do que isso, é exatamente este contexto que estabelece os novos paradigmas para uma nova metodologia andragógica, experiencial e expansiva da aprendizagem, a chamada Neoaprendizagem. Esta obra se constitui, portanto, em uma excelente ferramenta para profissionais e pesquisadores contemporâneos.

Gestão da UCR Universidade Corporativa em Rede
Neste segundo volume da Coleção Universidade Corporativa em Rede, da teoria à prática andragógica, abordamos os elementos a serem considerados para a gestão da Organização que aprende, para que possa atender às demandas contemporâneas por aprendizagem multinível. O leitor é convidado a compreender as transformações necessárias ao sistema de educação corporativa, suas etapas de implantação, manutenção e o processo de evolução em direção ao modelo de universidade em rede. Nessa trajetória, destacamos os desafios em desenhar e gerenciar a cadeia de valor do modelo UCR, em alinhar as ações educativas ao negócio, bem como priorizar e propor ações aderentes às estratégias institucionais.
Explicamos como a abordagem transdisciplinar de coprodução, entre instituições de ensino e organizações, é fundamental para as redes de aprendizagem. Também resgatamos as teorias construtivista histórico social e de aprendizagem organizacional, inter-relacionando-as à gestão do conhecimento, à andragogia e à heutagogia, de modo a gerar orientações seguras para a educação experiencial e expansiva à prática social e das organizações.
Conheça, a partir dessa obra, o potencial da UCR, enquanto ferramenta estratégica, sustentável e contínua de processos de aprendizagem e geração de conhecimentos multinível. De fato, evidenciamos neste volume que, quando uma organização investe no capital humano, social e relacional, ela gera conhecimentos em velocidade exponencial, expandindo os limites organizacionais.

NEOAPRENDIZAGEM, 10 passos para a prática andragógica, experiencial e expansiva
Neste livro, apresentamos a Neoaprendizagem como metodologia inovadora para criar Ambientes de aprendizagem que respeitem as características do aprendente nativo digital, motivando-o ao protagonismo do processo de aprendizagem e de desenvolvimento de sua prontidão para a transferência do aprendizado para a prática social e do trabalho. Para isso, descrevemos os elementos teóricos e constitutivos que fundamentam a Neoaprendizagem, quanto aos princípios andragógicos e heutagógicos e às teorias da aprendizagem experiencial e expansiva.
Para facilitar a implementação da Neoaprendizagem nas ações educativas, apresentamos um conjunto de canvas com os objetivos de desenvolver a aprendizagem em múltiplos níveis e abrir canais de feedbacks em redes de aprendizagem (Framework GovA), mapear competências e elaborar as trilhas de aprendizagem (Canvas Wundrack), acelerar a curva de aprendizagem e estabelecer os processos de sua transferência para a prática social e do trabalho (Ponte TAP) e, por fim, apoiar o planejamento da ação educativa em si, de maneira a implantar, efetivamente, o ciclo de Neoaprendizagem (Neolearning Canvas).
Neste livro, descrevemos em profundidade o Neolearning Canvas, pois este é uma ferramenta específica de planejamento e de aplicação das abordagens andragógica e heutagógica e das teorias da aprendizagem experiencial e expansiva na prática da ação educativa. Ao final, apresentamos um diagrama, com apenas 10 passos para a implantação da Neoaprendizagem. Assim, ao percorrer essa trajetória, é possível aplicar, efetivamente, a metodologia da Neoaprendizagem, e que temos a certeza de que promoverá a inovação da tríade educacional em uma Organização que aprende.