Projetos

Gestão Colaborativa, de pessoas e do conhecimento
Reestruturação organizacional e dos subprocessos de gestão de pessoas para a inovação e a tomada de decisão baseada em dados e evidências
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Este projeto tem o interesse em apoiar as organizações públicas e privadas que vêm estudando os modelos desenvolvidos pelo Laboratório ENGIN/UFSC na aplicação de seus mecanismos e componentes. O objetivo deste projeto é apoiar a reestruturação dos subprocessos de gestão de pessoas para a inovação e a tomada de decisão baseada em dados e evidências, envolvendo os novos modelos de governança multinível, UCR e avaliação multinível. Para tal, será necessário:- Apoiar as organizações para mapear os novos temas relacionados à governança e gestão de pessoas para a promoção de inovação contínua nas organizações.
- Realizar diagnóstico situacional dos subprocessos de gestão de pessoas.
- Estabelecer diretrizes para a gestão de pessoas alinhadas aos novos modelos de Governança Multinível, Redes Organizacionais e Universidade Corporativa em Rede (UCR).
- Elaborar plano de ações coordenadas para a reestruturação dos subprocessos de gestão de pessoas alinhados à estratégia.
- Identificar ferramentas estratégicas de tomada de decisão baseada em dados para a gestão de pessoas aderentes à cultura organizacional.
- Apoiar a implantação do plano de ação e as ferramentas indicadas.
2021 – Atual
Gestão Colaborativa, de pessoas e do conhecimento
Construção da Organização que aprende por meio da aplicação do Painel People Analytic e da Matriz GUTAI_COMPETÊNCIAS na jornada de aprendizagem, colaboração e inovação
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Este é o projeto que busca apoiar o desenvolvimento da Organização que aprende por meio da Matriz Gutai_Competências como força motriz para a avaliação multinível de competências estratégicas para que possam ser medidos e, posteriormente, gerenciados o desempenho, tanto em nível do indivíduo, das equipes, do sistema de educação corporativa e da organização, como um todo, enquanto organização que aprende e se desenvolve. Inicialmente, trata-se do rastreamento de dados, informações e conhecimentos essenciais à área de Gestão de pessoas, passando pela criação de indicadores e desenvolvimento do painel de People Analytic. Posteriormente, irão se desenvolver a Matriz Gutai_Competências e a capacitação para a sua utilização como ferramenta de gente e gestão.2021 – Atual
Gestão Colaborativa, de pessoas e do conhecimento
Modelagem do processo e fluxo informacional do sistema de saúde de Santa Catarina para o controle epidemiológico da Covid-19
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Criado no âmbito do Comitê de Crise do estado de Santa Catarina, o Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados sobre a Covid-19, coordenado pela Secretaria do Estado de Administração, irá envidar todos os esforços de inteligência de dados sobre a doença, sendo o responsável pela estratégia do uso de inteligência de dados, bem como pelo suporte e acompanhamento das eirá colaborar com o GRUPO 2 - Análises, modelagens e predições, sendo, voluntariamente, o responsável pela modelagem de processo e fluxo informacional do sistema de saúde de Santa Catarina para o controle epidemiológico da Covid-19.2021 – Atual
Gestão Colaborativa, de pessoas e do conhecimento
Percepção do impacto no ambiente Home Office na prática do trabalho durante a pandemia da Covid-19
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A pandemia da Covid-19 (coronavírus disease 2019) causou uma crise global, afetando vários países ao redor do mundo (WALKER; WHITTAKER; WATSON et al., 2020). Em abril de 2020, apenas países isolados como Palau, Samoa, Turcomenistão e Coreia do Norte ainda não tinham manifestado a doença. O Brasil, como vários outros países, acatou a medida de isolamento social horizontal. Assim, com pouco mais de dez dias de adoção das ações, o país apresentou redução de 71% nas tendências de mobilidade para áreas de comércio e entretenimento, diminuição de 62% nas tendências de mobilidade para locais de transportes públicos e menos de 34% nas tendências de mobilidade para locais de trabalho, além de um aumento de 17% nas tendências de mobilidade para áreas residenciais (GOOGLE, 2020). Diante desse cenário disruptivo, em que tanto os indivíduos e grupos familiares quanto as organizações tiveram de se adaptar e criar soluções para suportar o período de confinamento, o maior desafio foi saber como se manter ativo, produzindo e com alto desempenho estando em casa ao esperar a pandemia ser superada. No âmbito das organizações, a resposta foi resgatar a estratégia do teletrabalho (Home Office) regulamentada desde 2017 (BRASIL, 2017), o que exigiu a adoção do teletrabalho deste modelo de modo rápido e eficiente foi a redução do impacto em suas operações. considerando que as mudanças que a realidade do COVID-19 está imponho às organizacionais afetam resultados e implicam aprendizados (MOTTA, 1997,, com vistas à contribuir para a pesquisas sobre o Teletrabalho (home office) e a mitigação dos riscos de construção de resistências para a sua implantação por estar sendo imposta pelos governos devido ao COVID-19 , este artigo tem o objetivo de compreender o impacto do ambiente de teletrabalho (home office) na prática do trabalho durante a quarentena do Coronavírus, considerando o desempenho e a produtividade, além de levantar possíveis lições aprendidas. Para o levantamento de dados foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de quantitativa. Este instrumento faz parte de uma pesquisa sobre ambientes de aprendizagem, que está sendo desenvolvida pelo Laboratório ENGIN / EGC/UFSC que tem o objetivo.2020 – 2020
Gestão Colaborativa, de pessoas e do conhecimento
International Program Committee Member in International Conference on Knowledge Management
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Participante do Comitê organizador da série de conferências internacionais de Gestão do Conhecimento desde 2018, tendo participado da comissão para realização no Canadá (2018), Brasil (2019), EUA (2020) e Alemanha (2022). Integrantes internacionais: Patrícia de Sá Freire (Responsável); Kimitz Dalkir; Asim Qayyum; Joyline Makani; Merlo Tereza; Jay Liebowitz; Hawamdeh Suliman; Peter Heisig; Jeff Allen; e Deborah Swain.2018 – Atual
Gestão Colaborativa, de pessoas e do conhecimento
Capacitação de liderança à luz do modelo de grupos colaborativos
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Este trabalho tem como objetivo capacitar líderes e lideranças à luz do modelo de grupos colaborativos desenvolvido pelo Laboratório ENGIN/EGC/UFSC. A importância deste trabalho vem da necessidade de validação do Modelo e da escolha pelo crescimento orgânico e inorgânico das organizações que aprendem, em que é preciso desenvolver um método de integração dos gestores, que apoie tomadas de decisão conscientes, alinhando estratégia e ações individuais e de grupos. Os trabalhos seguem a metodologia interacionista, especificamente a construtivista social de abordagem qualitativa, dando voz a cada partícipe para expressão, discussão e posicionamento. Utilizando-se de técnicas psicoandragógicas, leva-se os participantes ao diálogo pleno, aprendendo a se fazer ouvir e a ouvir de maneira positiva e com resultados. A partir de um desafio maior relacionado ao desenvolvimento organizacional, subdivide-se os encontros por metas a cumprir que, para alcançá-las, é indispensável o desenvolvimento de competências individuais. No Grupo Colaborativo, os membros, por meio de diversas técnicas de interação, colaboração, diálogo e compartilhamento, são levados a contribuir para a gestão resolutiva e estratégica da organização. Para tal, estão previstos encontros com duração entre duas e quatro horas, perfazendo um total de 24 horas de capacitação.2018 – Atual
Gestão Colaborativa, de pessoas e do conhecimento
Modelo para execução de programa de Governança e Gestão do Conhecimento e capacitação da equipe de GCI
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Este projeto tem como objetivos:- Capacitar equipes para implantação de plano de ação de Gestão do Conhecimento desenvolvido a partir do Diagnóstico de Maturidade do GCl. Este projeto tem como objetivos:
- Identificar, em conjunto com equipe multifuncional, as etapas a serem seguidas para a efetivação da Gestão do Conhecimento no âmbito da organização.
- Realizar projeto piloto para fins de transmissão da tecnologia e metodologia.
2016 – Atual
Engenharia e Governança da Integração de Ativos Intangíveis Intra e Interorganizacional
Estudo de casos em Fusão e Aquisição
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Estudos de aplicação do Modelo de Integração em Fusões e Aquisições. Pretende-se atender aos seguintes objetivos:- Criar uma Comunidade de Prática para aumentar a capilaridade das discussões sobre as causas dos problemas de integração e as soluções atualmente praticadas em F&A.
- Realizar pesquisas de abordagem quantitativa de maneira a enumerar e medir os problemas contemporâneos de integração.
- Compreender os diferentes modelos de gestão organizacional, suas estratégias, premissas e bloqueios para a integração em F&A.
- Identificar técnicas, práticas e ferramentas inclusivas, interativas e integrativas de Gestão do Conhecimento.
- Identificar os caminhos para potencializar, nas dimensões do conhecimento individual, de grupo e organizacional, a aquisição e criação; o tratamento e a análise; o armazenamento e a disponibilização; a disseminação, o compartilhamento e a difusão; a dinamicidade e a retroalimentação; e, por fim, o uso para a gestão da integração em F&A.
- Analisar por uma visão multi, inter e transdisciplinar a conceituação e aplicabilidade dos termos “colaboração” e “compartilhamento” de conhecimentos para a cocriação e a coprodução entre empresas participantes de F&A.
- Analisar a contribuição do capital social interno gerado pela gestão colaborativa da integração para o desenvolvimento da capacidade absortiva do conhecimento para a nova empresa criada.
- Descrever as instâncias de poder e os processos interdepartamentais necessários para a implantação de uma governança do conhecimento organizacional em F&A.
2015 – Atual